Fitch coloca Espanha, Itália e mais 4 europeus em revisão negativa

Em comunicado, a agência explica que, após a reunião de cúpula da UE, concluiu que solução abrangente para a crise da zona do euro está 'técnica e politicamente fora de alcance'

Gustavo Nicoletta, da Agência Estado,

16 de dezembro de 2011 | 16h02

SÃO PAULO - A agência de classificação de risco Fitch divulgou num comunicado que colocou em revisão para potencial rebaixamento as notas de crédito da Bélgica, da Espanha, da Eslovênia, da Itália, da Irlanda e do Chipre. A decisão deve ser tomada até o final de janeiro de 2012 e, se houver rebaixamento, seria limitado a um ou dois graus.

A agência afirma que, após a reunião de cúpula da União Europeia, "concluiu que uma 'solução abrangente' para a crise da zona do euro está técnica e politicamente fora de alcance".

Apesar de as autoridades da região terem assumido o compromisso de acelerar a criação do Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM) e de colocar menos ênfase na necessidade de o setor privado também arcar com perdas caso surjam dificuldades financeiras para os países do bloco, "as preocupações da Fitch anteriores à reunião continuam pesando e não foram materialmente reduzidas pelo resultado da cúpula".

A Fitch também critica a postura do Banco Central Europeu (BCE), afirmando que a relutância da instituição em garantir aos países da zona do euro o mesmo grau de auxílio que concede aos bancos da região mina os esforços do bloco monetário para criar uma barreira de contenção da crise.

Veja abaixo o rating atual dos países afetados pela ação da Fitch.

 Bélgica AA+

 Espanha  AA-

 Eslovênia  AA-

 Itália  A+
 Irlanda  BBB+
 Chipre  BBB
Tudo o que sabemos sobre:
fitchespanhaitaliaeuropa

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.