Fitch eleva rating nacional de longo prazo da Amil

A Fitch Ratings elevou, nesta terça-feira, o rating nacional de longo prazo da Amil Participações S.A. para "AAA (bra)", de "AA (bra)". A perspectiva do rating corporativo é estável. A mudança, segundo a agência de risco, segue o anúncio, nesta sexta-feira (26), da conclusão da transferência do controle acionário direto da Amil, representando 58,9% do capital votante e total, para a UnitedHealth Group Inc., uma das maiores empresas de benefícios e serviços de saúde nos Estados Unidos. A Agência Nacional de Saúde (ANS) aprovou os termos e condições da transação no último dia 22.

AE, Agencia Estado

30 Outubro 2012 | 15h13

"A elevação do rating reflete o fortalecimento do perfil financeiro e de negócios da Amil em termos de suporte financeiro; a valiosa experiência de negócios; e o acesso à moderna tecnologia através de seu novo controlador, a UnitedHealth, avaliada pela Fitch com o IDR (Issuer Default Rating - Rating de Probabilidade de Inadimplência do Emissor) "A" e Rating Internacional de Força Financeira de Seguradora (FFS) "AA-" (AA menos)", explica.

A Fitch informa ainda que acredita que o suporte da companhia americana provavelmente reduzirá o custo de captação da Amil, além de prover maior flexibilidade financeira para a companhia manter sua estratégia de aquisições no País e no exterior. "Até o momento, a Amil vem operando seus negócios em rentáveis bases operacionais e sólida estrutura de capital", destaca.

Os ratings da Amil também se baseiam, segundo a Fitch, na histórica eficiência da empresa na gestão de negócios, na bem-sucedida experiência de integração de companhias adquiridas e no conservadorismo no gerenciamento do perfil financeiro. As classificações, acrescenta, também contemplam a liderança da Amil no mercado brasileiro de saúde complementar; o longo histórico de baixos índices de sinistralidade médico-hospitalar; e a ampla cobertura dos segmentos de mercado, possibilitada por sua rede de prestadores de serviços e pelo mix de produtos, o que lhe proporciona vantagens competitivas frente a seus pares na indústria.

Mais conteúdo sobre:
FitchratingAmilelevação

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.