Fitch rebaixa rating da Portugal Telecom

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou o rating de longo prazo da Portugal Telecom de BBB para BBB-, com perspectiva negativa. "O rebaixamento leva em conta a mudança nas expectativas da Fitch para os dividendos associados da companhia, principalmente da Oi no Brasil, que está em meio a uma reviravolta, bem como o longo período levado para repatriar dividendos da Unitel, unidade de telefonia móvel de Angola na qual a PT possui 25%", comentou a Fitch em um comunicado.

Agencia Estado

15 de agosto de 2013 | 07h25

Embora o desempenho da Unitel permaneça forte, a aprovação do banco central local para a repatriação de dividendos de 2010 e 2011 está cada vez mais difícil de estimar, segundo a Fitch. "Parece que as receitas, que são parte crucial da avaliação da Fitch sobre a alavancagem da PT, vão ficar abaixo das estimativas para 2013", disse a agência.

A Fitch afirmou que o corte no dividendo da PT anunciado ontem, de 0,325 euro para 0,10 euro, oferece alguma compensação e sinaliza o respeito da diretoria para com os detentores de bônus. No entanto, "na visão da Fitch isso será insuficiente para impedir que a alavancagem da companhia fique acima de três vezes, um nível que a agência disse anteriormente ser sensível a um rebaixamento".

O rating BBB- é o mais baixo dentro da categoria de grau de investimento da Fitch. A PT já é classificada como grau especulativo pela Moody''s e pela Standard & Poor''s. Fonte: Dow Jones Newswires.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.