Fitch rebaixa ratings de grandes bancos globais

Goldman Sachs, Deutsche Bank, Crédit Suisse, Barclays, BNP Paribas, Bank of America e Citigroup tiveram suas notas cortadas

Ricardo Gozzi, da Agência Estado,

15 de dezembro de 2011 | 19h47

NOVA YORK - A agência de classificação de risco de crédito Fitch rebaixou nesta quinta-feira, 15, os ratings de longo prazo de seis grandes bancos globais, concluindo um processo de revisão das notas das maiores instituições financeiras do planeta. Outros dois grandes bancos sofreram rebaixamento no rating de viabilidade e outro no rating de default.

Por meio de nota, a Fitch informou ter rebaixado os ratings de longo prazo do Goldman Sachs, do Deutsche Bank, do Crédit Suisse, do Barclays, do BNP Paribas e do Bank of America. Ao mesmo tempo, a agência anunciou ter rebaixado os ratings de viabilidade do Morgan Stanley e do Société Générale.

A Fitch também rebaixou o rating de default de emissor do Citigroup para A/F1, de A+/F1. A perspectiva do rating é estável. Segundo a Fitch, "a questão dos bancos 'grandes demais para falirem' não pode ser resolvida rapidamente e sem maior cooperação global, e particularmente contra o pano de fundo de mercados financeiros ainda voláteis. A Fitch continuará a avaliar essa visão de apoio à luz de novos acontecimentos na área de regulamentação, o ambiente macro, a saúde das instituições e do setor financeiro como um todo. À medida que as condições dos mercados globais se normalizem e os regimes de resolução se tornem mais harmonizados, a Fitch vai reavaliar sua visão atual para os bancos norte-americanos considerados importantes para o sistema".

A Fitch atribuiu o rebaixamento aos modelos de negócios dos bancos, considerados "particularmente sensíveis" a acontecimentos econômicos e a alterações em marcos regulatórios.

A ação de rating da Fitch ocorre depois de a agência de classificação de risco de crédito Standard & Poor's ter recentemente rebaixado as notas de bancos. A ação da S&P, no entanto, foi em grande parte resultante de uma mudança nos métodos de análise.

As informações são da Dow Jones.

Texto atualizado às 20h08

Tudo o que sabemos sobre:
fitchratingbancos globais

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.