PUBLICIDADE

França fará propostas para enfrentar especulação contra euro

Governo francês fará as propostas assim que a Alemanha aprovar o segundo pacote de ajuda para a Grécia  

Por Gabriel Bueno e da Agência Estado
Atualização:

O primeiro-ministro da França, François Fillon, disse nesta terça-feira que a França fará propostas esta semana para combater a especulação contra a zona do euro. O governo francês fará as propostas assim que a Alemanha aprovar o segundo pacote de ajuda para a Grécia e para alterar a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), disse Fillon a parlamentares.

PUBLICIDADE

"Assim que tivermos este resultado, que esperamos será positivo, faremos propostas para lutar contra ataques especulativos contra o euro", disse o premiê, sem dar detalhes. "Neste contexto de crise financeira, temos uma responsabilidade coletiva para salvar o euro e construir a Europa."

Mais cedo nesta terça-feira, a Alemanha criticou a ideia de expandir a linha para além dos 440 bilhões de euros fechados anteriormente. O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, disse que "não fazia sentido" essa ideia, pois ela ameaçaria o rating de crédito AAA de alguns dos países contribuintes da EFSF. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.