PUBLICIDADE

Frota da Azul será ampliada em 25% em 2012

Companhia espera encerrar o próximo ano com 62 ou 63 aeronaves e também projeta aumento de 30% no número de passageiros

Por Silvana Mautone e da Agência Estado
Atualização:

SÃO PAULO - A companhia aérea Azul ampliará a sua frota em cerca de 25% em 2012. Atualmente, a empresa possui 49 aviões, entre jatos Embraer e ATRs. "Devemos encerrar o próximo ano com 62 ou 63 unidades", afirmou nesta quarta-feira, 14, Paulo Nascimento, vice-presidente comercial da Azul. Em numero de passageiros, o crescimento deve ser de 30%. A empresa transportou em 2011 cerca de 9 milhões de passageiros e a expectativa é que esse numero chegue a 12 milhões em 2012. De acordo com o executivo, os destinos atendidos pela Azul devem passar dos 42 atuais para 60 ao fim de 2012. Nascimento acredita que a participação de mercado da Azul, em torno de 9%, pode chegar a 12% ou 13% ate o final do próximo ano.

PUBLICIDADE

Abertura de capital

Segundo Gianfranco Panda Beting, diretor de Comunicação e Marketing da companhia aérea, a Azul não descarta a abertura de seu capital no futuro, mas por enquanto essa possibilidade está fora do radar da empresa. "Não faremos isso enquanto o mercado estiver tóxico", afirmou. "Vender uma parte da empresa a preço baixo, num ambiente nocivo, não é negócio." Nascimento explicou que a empresa não deve abrir seu capital agora, porque tem uma posição de caixa confortável para continuar crescendo. "Também já temos o financiamento garantido para os aviões que vamos receber em 2012", afirmou. Atualmente a Azul possui uma frota de 49 aviões e deve encerrar o próximo ano com 62 ou 63, o que permitirá um crescimento de 25% na sua capacidade. Segundo Nascimento, a Azul receberá mais oito jatos da Embraer e entre nove e dez ATRs (mas entre cinco e seis ATRs hoje em uso serão devolvidos, o que significa que o número de ATRs adicionais será três ou quatro). Ele disse ainda que a Azul deve em breve começar a oferecer voos regionais, com aviões ATR, em Minas e nos Estados do Sul do Brasil. Questionados se a Azul pretende fazer parcerias como a recente firmada entre a Delta e a Gol ou aquisições como a da Gol, que comprou a Webjet, os executivos disseram que a Azul continuará por enquanto crescendo sozinha, organicamente.TV A empresa informou também que até o final do primeiro trimestre do próximo ano passará a oferecer em 90% dos seus voos com jatos Embraer TV ao vivo, com 38 canais. "Durante a Copa, por exemplo, os nossos passageiros poderão assistir aos jogos ao vivo", afirmou Beting.

Lucro

Apesar da acirrada guerra de tarifas que marcou o setor aéreo doméstico brasileiro neste ano, a Azul fechará 2012 com lucro. "No consolidado do ano, o nosso RASK superou o CASK", afirmou Nascimento, sem revelar números. O CASK indica os custos por assento-quilômetro percorrido, enquanto o RASK representa a receita obtida com o transporte de cada passageiro por quilômetro.Segundo Nascimento, a guerra de tarifas promovida principalmente pelas duas maiores empresas do setor, TAM e Gol, afetou também a Azul, mas de modo limitado. "Temos uma taxa de ocupação muito alta, em média acima de 80%, então não precisamos entrar em uma guerra de tarifas irracional", afirmou. Segund Beting, nesta semana, a taxa de ocupação nos voos da Azul se aproximou de 90%.Ao serem questionados se a Azul também iniciou um processo de recuperação de margens a partir do segundo semestre deste ano, a exemplo da TAM e da Gol, eles disseram que sim, mas também não divulgaram números. Recentemente, executivos da Gol admitiram que esse processo de aumento nas tarifas pode reduzir no curto prazo a taxa de ocupação de seus voos, mas os executivos da Azul não acreditam que isso ocorra no caso deles. "Nossas tarifas recuaram, porque temos de acompanhar o movimento do mercado, mas não tanto quanto a dos concorrentes", afirmou Nascimento.

(Texto atualizado às 16h51)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.