FSB já pode comprar dólares, diz Barbosa

O secretário de Política Econômica também explicou que a contafinanceira citada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, nada mais é do que o fluxo de caixa disponível no TesouroNacional

Eduardo Rodrigues, da Agência Estado,

22 de setembro de 2010 | 17h22

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, NelsonBarbosa, afirmou há pouco que o Fundo Soberano do Brasil (FSB) já poderealizar as operações de compra de dólares, sem a necessidade de nenhumanova regulamentação adicional. O secretário também explicou que a contafinanceira citada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, hoje pelamanhã, nada mais é do que o fluxo de caixa disponível no TesouroNacional.

"Se o recurso disponível já estiver alocado, o Tesouropode emitir títulos e usar esse dinheiro nas operações", disse osecretário, que participa de uma mesa de debate sobre política fiscal no10º Encontro Nacional de Estudos Estratégicos, promovido pelaSecretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Hojepela manhã, o ministro Mantega disse que o FSB terá duas contas. Umaorçamentária, que lidará com os recursos que já foram aportados no fundo(quase R$ 18 bilhões), e outra que chamou de financeira, que lidará comas disponibilidades de caixa do Tesouro. 

Tudo o que sabemos sobre:
Fundo Soberanodólarcâmbio

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.