O empresário João Alves Queiroz Filho, controlador da Hypermarcas, é um nome ligado ao setor de bens de consumo brasileiro há décadas. Júnior Arisco, como era conhecido, é filho do fundador de uma distribuidora de sal criada em 1969 e que, na década seguinte, se tornaria a empresa dona da linha de temperos prontos Arisco.
A Arisco, que foi comprada pela multinacional Bestfoods em fevereiro de 2000 por quase R$ 500 milhões, também era dona da Assolan, palha de aço concorrente da Bombril. Em agosto do mesmo ano, a Bestfoods foi incorporada pela gigante Unilever, à qual não interessava a marca de esponja de aço.
Em 2002, Júnior recomprou a Prátika, fabricante da Assolan. Posteriormente, o grupo foi rebatizado com o nome da marca. Antes de mudar novamente o nome da companhia em 2007, criando a Hypermarcas, Júnior já havia adquirido várias empresas. Em 2008, arrecadou R$ 700 milhões em sua oferta inicial na Bolsa. A Hypermarcas, porém, ainda estava focada no mercado de consumo.
Até 2011, faria mais 20 grandes compras e chegaria a um portfólio de quase 200 marcas e 4 mil itens. O último movimento relevante de aquisição foi o da empresa de fraldas de baixo custo Sapeka, em outubro de 2010, ano em que a economia brasileira cresceu 7,5% e quando se esperava um forte crescimento do mercado nordestino. O negócio somou R$ 225 milhões.
A empresa começou a se desfazer em 2011 de marcas de limpeza – repassadas à Flora, dos irmãos Joesley e Wesley Batista. O maior movimento, porém, ocorreu em 2015 e 2016, com as vendas das marcas de higiene e beleza e da própria Sapeka.