Genesini: economia melhorou desempenho de empresas

O desempenho das empresas em 2010 é um sinal inequívoco da vitalidade da economia brasileira, destacou o presidente do Grupo Estado, Silvio Genesini, na abertura da cerimônia de premiação do Destaque Agência Estado Empresas 2011, relativo ao ranking de 2010, elaborado em parceria com a Economática.

ALTAMIRO SILVA JUNIOR, Agencia Estado

28 de junho de 2011 | 22h14

O retorno médio sobre o patrimônio das empresas no período foi de 14,2%, lembrou o executivo, citando que o indicador supera o da maioria das companhias do mundo, incluindo Chile, México, Estados Unidos e Argentina, e ainda bate a valorização do Ibovespa, que subiu cerca de 1% em 2010. Já o diretor de Conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, afirmou que o prêmio é singular, pois leva em consideração fatores modernos de gestão e de governança.

Genesini disse ainda que o Brasil está construindo empresas duradouras, independentes das oscilações dos preços das ações. Segundo ele, foi estabelecido um ciclo virtuoso que faz com que o financiamento, através do mercado de capitais, fortaleça e torne as empresas mais transparentes. "Empresas fortes e transparentes tornam os países mais competitivos, como está acontecendo atualmente no Brasil", disse.

Na apresentação, Genesini afirmou que a Agência Estado está investindo na modernização tecnológica e que o serviço Broadcast, líder do mercado, consegue concorrer em pé de igualdade com as concorrentes internacionais. "Nenhuma outra organização no Brasil tem mais de 200 jornalistas cobrindo economia e negócios".

Segundo Genesini, o Grupo Estado lança nesta semana uma plataforma para divulgar, capacitar e integrar as pequenas e médias empresas, que somam 6 milhões no Brasil, dos quais 2 milhões em São Paulo. "Vamos defender a bandeira do empreendedorismo como fator essencial para o crescimento", destacou.

Tudo o que sabemos sobre:
AE prêmiodesempenhoempresasGenesini

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.