Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Gigantes petroleiras prometem retirar negócios do Irã

As gigantes do setor de petróleo Total, Royal Dutch Shell, Statoil e Eni prometeram retirar seus investimentos do Irã, afirmou o vice-secretário de Estado norte-americano, James Steinberg. As promessas estão em linha com as novas medidas financeiras e de energia impostas pelo Congresso dos EUA ao Irã em junho, após a ONU também impor sanções ao país no início do mesmo mês a fim de frear as ambições nucleares iranianas.

CLARISSA MANGUEIRA, Agencia Estado

30 de setembro de 2010 | 15h53

"Tenho o prazer de anunciar que nós recebemos a promessa de quatro empresas internacionais de energia para encerrar seus investimentos e evitar qualquer nova atividade no setor energético iraniano", afirmou Steinberg, chamando o movimento de "um revés significativo para o Irã".

Steinberg disse que o movimento evita que as empresas sofram sanções dos EUA. As empresas nos garantiram que vão interromper ou tomar medidas para impedir seus negócios com o Irã, disse o vice-secretário. "No entanto, algumas companhias internacionais de petróleo ainda não se comprometeram com qualquer nova atividade no setor de petróleo iraniano. E por este motivo, o Departamento de Estado está iniciando investigações sobre essas empresas", disse ele. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
petróleopetroleirasIrã

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.