Glencore Xstrata deve vender mina no Peru

A mineradora Glencore Xstrata está perto de fechar um acordo sobre a venda multibilionária do projeto de cobre peruano Las Bambas para um consórcio chinês e pode anunciar a transação nesta terça-feira, 18, segundo pessoas com conhecimento do assunto.

Agencia Estado

17 de março de 2014 | 13h00

As fontes afirmaram que os diretores da Glencore e da China Minmetals, estatal de cobre que lidera o consórcio, vão se reunir na terça em Londres. Se tudo acontecer como esperado, a venda da mina Las Bambas será anunciada após a reunião.

A Glencore Xstrata concordou em vender a mina peruana para obter aprovação do Ministério do Comércio da China à compra da Xstrata pela Glencore International - uma operação que criou a quarta maior mineradora do mundo e a maior operadora de commodities.

Se for assinado, o acordo será a maior aquisição de um ativo de mineração internacional pela China desde 2008, quando a estatal Aluminum Corp. of China, ou Chinalco, comprou uma fatia de 12% na anglo-australiana Rio Tinto por US$ 14 bilhões, de acordo com dados da Dealogic.

O consórcio chinês se tornou o principal interessado em Las Bambas no começo deste ano e na ocasião fontes afirmaram que a mina poderia ser vendida por mais de US$ 5 bilhões. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
Glencore Xstratavenda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.