GM inicia recall de 2,7 mi de veículos nos EUA

A General Motors iniciou mais um grande recall nos Estados Unidos. A montadora começou a recolher uma quantidade aproximada de 2,7 milhões de veículos com falhas de segurança, o que representará um custo extra de até US$ 200 milhões neste trimestre. Do total da frota a ser retirada de circulação, 2,4 milhões são veículos de passeio. Exemplares dos modelos Chevrolet Malibu, Pontiac G6 e Saturn Aura, por exemplo, serão recolhidos das ruas por problemas no sistema de luzes traseiras.

AE, Agencia Estado

15 de maio de 2014 | 16h05

O recall também vai abranger 477 populares Chevrolet Silverado e GMC Sierra, com defeito na ponta do eixo da homocinética; mais de 140 mil Chevrolet Malibus a partir do ano modelo 2014, com problemas de freio; cerca de 140 mil Chevrolet Corvettes, pela falta de faróis de médios; e aproximadamente 19 mil Cadillac CTS, com falhas no para-brisa.

A GM já fez algo próximo a 20 recalls em diversos países desde o início de 2014, promovendo a troca de milhões de veículos. A maioria foi nos Estados Unidos, onde problemas no sistema de ignição - que podem atrapalhar o funcionamento de airbags e fazer o veículo perder potência - vêm incomodando a empresa pela grande recorrência.

De acordo com o chefe de segurança da montadora, Jeff Boyer, o aumento dos recalls vem junto com investimentos em investigações internas para resolver e prevenir problemas. "Não estamos à espera de defeitos", disse Boyer. "Também contratamos mais 40 investigadores de segurança para nos ajudar a encontrar potenciais problemas antes que eles aconteçam."

As reclamações frequentes dos consumidores começaram em 2005, mas a série de recalls só foi iniciada em fevereiro deste ano. Nesse período, 13 mortes em acidentes com carros da GM tiveram como causa o problema crônico no sistema de ignição. Diante disso, a empresa realiza uma investigação interna para apurar a razão da demora no início dos recalls. A Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário pode aplicar multas de US$ 7 mil por dia de atraso à empresa. Fonte: Dow Jones Newswires.

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