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GM sofre ação judicial de US$10 bi sobre perda de credibilidade da marca

Uma nova ação judicial diz que a General Motors deve indenizar milhões de donos de carros e caminhões por perda de valor de mercado, potencialmente superior a 10 bilhões de dólares, porque vários recalls e um atraso em recolher carros com ignição defeituosa mancharam a credibilidade da marca.

REUTERS

18 de junho de 2014 | 12h09

Segundo uma queixa apresentada na quarta-feira com o tribunal federal de Riverside, Califórnia, a GM prejudicou clientes, escondendo defeitos conhecidos e priorizando corte de custo em detrimento da segurança, levando a cerca de 40 recalls envolvendo mais de 20 milhões de veículos só neste ano.

A ação judicial contra a GM afirma que isso tem feito vários veículos mais antigos a perder cerca de 500 a 2.600 dólares em valor de revenda.

Hagens Berman Sobol Shapiro, que entrou com a ação, disse que o caso pode superar 10 bilhões de dólares, e é o primeiro buscando forçar a GM a pagar a mais de 15 milhões de proprietários de carros e caminhões --e não apenas aqueles cujos veículos foram recolhidos-- por danos à marca e à reputação.

Um porta-voz da GM, Greg Martin, não quis comentar a ação judicial. Ele disse que muitos clientes e analistas reconheceram a força da marca GM e que o reconhecimento do mercado resultou em aumento de vendas, preços de transação e valores residuais.

(Por Jessica Dye e Jonathan Stempel)

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