Publicidade

Governo estuda medidas para reverter valorização do real, diz Coutinho

Para presidente do BNDES, mercado deve ter em mente que este é 'o momento mais agudo' da trajetória cambial

Foto do author Francisco Carlos de Assis
Por Francisco Carlos de Assis (Broadcast) e da Agência Estado
Atualização:

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse nesta segunda-feira, 23, que o governo tem estudado "um conjunto de medidas mitigatórias" para tentar reverter a tendência de valorização do real e seu impacto sobre a indústria brasileira. Coutinho, que participa do seminário "O Dinamismo do Crescimento em Questão", promovido pela Internews, não adiantou detalhes do conjunto de medidas, ponderando que elas ainda estão sendo formuladas.

PUBLICIDADE

O presidente do BNDES ressaltou que o mercado não deve tomar a tendência de valorização do câmbio como "irreversível". Ele reconheceu que o Brasil tem grande capacidade de atração de recursos externos, mas que o mercado, especialmente a indústria, deve ter em mente que este é "o momento mais agudo" da trajetória cambial. Mas, segundo ele, essa tendência pode ser corrigida.

Coutinho reforçou que o governo Dilma Rousseff está trabalhando para mitigar as pressões cambiais de curto prazo e pediu que a indústria pense no longo prazo e que continue a gerar empregos já que é possível uma mudança na trajetória cambial.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.