Grécia vê conversa ‘produtiva’ com técnicos; amanhã haverá nova reunião

Negociação trata de novos cortes de gastos que o país precisa implementar para garantir o recebimento da próxima parcela do pacote de resgate

Regina Cardeal, Renan Carreira e Álvaro Campos, da Agência Estado,

19 de setembro de 2011 | 16h21

A Grécia vai retomar amanhã as conversas com a troica (comitê de três membros formado pela Comissão Europeia, FMI e Banco Central Europeu) sobre novos cortes de gastos que o país precisa implementar para garantir o recebimento da próxima parcela do pacote de resgate, segundo comunicado divulgado pelo Ministério de Finanças grego.

No comunicado, o ministério descreveu as conversas - realizadas por meio de uma teleconferência - como "produtivas e substanciais". "Amanhã de manhã, as equipes de especialistas técnicos que já estão em Atenas vão trabalhar mais em alguns dados e a teleconferência será repetida no mesmo horário", diz o texto. Hoje, a teleconferência estava marcada para começar às 13h (de Brasília).

As conversas entre o governo grego e esse comitê acontecem em meio às crescentes pressões para que o país adote novas medidas de austeridade para reduzir o déficit no orçamento.  

"É preciso um pouco mais de trabalho, mas estamos perto de um acordo", disse um representante do Ministério das Finanças grego.

Embora os detalhes das discussões de hoje não tenham sido revelados, a troica está pressionando a Grécia a cortar 100 mil empregos públicos até 2015. O Comitê também pediu que a Grécia considere elevar impostos sobre tabaco, álcool e bens de lucro.

As informações são da Dow Jones.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.