Grupo Pão de Açúcar ganha R$ 883 mi em valor de mercado após negócio com Assaí

Ações da companhia fecharam com forte alta de 11,85%, a maior da Bolsa brasileira; acordo prevê a conversão de lojas Extra Hiper, operadas pelo GPA, em atacarejos

Publicidade

PUBLICIDADE

Por Beth Moreira
3 min de leitura

O acordo com o Assaí anunciado na quinta-feira, 14, pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA) agradou ao mercado e contribuiu para um ganho de R$ 883 milhões de valor de mercado para o varejista, totalizando R$ 8,337 bilhões. Após começarem o dia com alta de mais de 18%, as ações do GPA fecharam com forte alta de 11,85%, a maior da Bolsa brasileira

Em contrapartida, as ações do Assaí caíram 1,79%. O negócio prevê a conversão de lojas Extra Hiper operadas pelo GPA em atacarejos, que passarão a ser operados pelo Assaí. O GPA vai receber um valor total estimado de R$ 5,2 bilhões.

Leia também

Assaí vai transformar hipermercados Extra em Atacarejos. Foto: Ari Ferreira/Estadão

Para o Citi, a venda de 71 lojas Extra Hiper para o Assaí e consequente conversão das demais lojas para outros formatos são dois movimentos positivos para o GPA. Em relatório, os analistas João Pedro Soares e Felipe Reboredo destacam que o acordo põe fim a um formato que vinha apresentando baixo desempenho em termos de crescimento de vendas e margens, enquanto acumulava R$ 5,2 bilhões em receitas antes dos impostos (estimativa de R$ 4 bilhões após os impostos) que ajudará a acelerar a desalavancagem e permite investimentos em formatos de crescimento mais rápido e no digital.

Para o Assaí, a mudança adiciona 71 lojas às atuais 187 unidades. As novas lojas têm cerca de 7 mil a 8 mil metros quadrados de área contra a média de 5,5 mil metros quadrados dos atacarejos do Assaí.

Para a XP, o memorando assinado entre GPA e Assaí pode parecer caro à primeira vista, mas após algumas análises, a casa concluiu que a operação agrega valor mesmo sob premissas conservadoras. Em relatório, os analistas Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Senday ressaltam que a operação deve acelerar o plano de expansão do Assaí, adicionando localizações estratégicas, espalhadas por várias capitais brasileiras e grandes cidades, com pouca ou nenhuma sobreposição de lojas com o parque atual do Assai.

"Acreditamos que as lojas maiores devem permitir ao Assaí oferecer uma experiência melhor, com maior sortimento de produtos e ofertas de alguns serviços, como açougue, por exemplo", destacam.

Continua após a publicidade

Para o CEO do GPA, Jorge Faiçal, a operação representa uma oportunidade única de intensificar o foco e a aceleração da expansão dos negócios de maior rentabilidade da companhia por meio dos segmentos premium e de proximidade, notadamente com as bandeiras Pão de Açúcar, Minuto e Mercado Extra, além de reforçar a posição de liderança do GPA no varejo e e-commerce alimentar no País.

Em teleconferência com investidores nesta sexta-feira, 15, o executivo disse que a venda dos pontos comerciais do Extra Hiper e a descontinuação da bandeira de hipermercados devem levar o grupo a um patamar de maior margem Ebitda (lucro operacional). "Em 3 anos, mais de 60% da receita virá do Pão de Açúcar, e-commerce e proximidade", afirmou o executivo. /COLABOROU LUÍSA LAVAL