Publicidade

Hypermarcas fecha venda da Assolan e Etti por R$ 310 milhões

A negociação envolveu também as fábricas da Etti, no Estado de São Paulo, e da Assolan, em Goiás. A Etti teria saído por R$ 180 milhões e a Assolan por R$ 130 milhões, segundo fontes.

Por Rodrigo Petry e da Agência Estado
Atualização:

SÃO PAULO - A empresa de bens de consumo Hypermarcas fechou a venda das marcas Etti, para a Bunge, e Assolan, para a Química Amparo, por um total de R$ 310 milhões. Segundo apurou a Agência Estado, a negociação envolveu também as fábricas da Etti, no Estado de São Paulo, e da Assolan, em Goiás. A Etti teria saído por R$ 180 milhões e a Assolan por R$ 130 milhões, segundo fontes. O Credit Suisse foi assessor financeiro da Etti e a BR Partners, da Assolan.

PUBLICIDADE

Após mais de 20 aquisições nos últimos quatro anos, a Hypermarcas decidiu mudar seu perfil de atuação, deixando de atuar em vários segmentos para focar-se principalmente em medicamentos e consumo. Como consequência dessa estratégia, vendeu as marcas de detergente e amaciante Assim e de inseticida Mat Inset à Flora, empresa do grupo J&F, dos mesmos donos do frigorífico JBS, por R$ 140 milhões, em outubro.

Os executivos da empresa vêm explicando a analistas e investidores nos últimos meses que a venda desses ativos está dentro do plano estratégico de consolidação das empresas adquiridas recentemente, em busca de sinergias. Além disso, a empresa quer reduzir seu endividamento com o aumento da posição em caixa. Os recursos obtidos com as vendas dos ativos serão destinados à redução da dívida.

Por trás desse movimento há ainda a busca por operações mais rentáveis, com margens melhores e negociações com os canais de venda mais saudáveis. Nos nove primeiros meses deste ano, as margens brutas do segmento de farmácia ficaram em 72,5%, porcentual superior às de beleza e higiene pessoal (46,8%) e limpeza e alimentos (32,3%). A intenção da empresa é de que a mudança no perfil dos negócios possa contribuir para o aumento das margens consolidadas.

Dentro da mudança do perfil de atuação, a empresa também dividiu a empresa em dois negócios, o de farma e o de consumo, tendo respectivamente o comando de Luiz Violland e Nelson Mello.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.