Hypermarcas fortalece segmento de higiene e beleza

Sem preocupar-se com a aceleração dainflação e o aumento dos juros, a Hypermarcas, companhiabrasileira de bens de consumo, anunciou nesta segunda-feiraduas aquisições no mercado de higiene pessoal e beleza,elevando para três o número de compras feitas em 2008, o mesmonúmero de todo o ano de 2007. Segundo o presidente da empresa, Claudio Bergamo, asaquisições estão em linha com o objetivo anunciado em abril,quando abriu capital na bolsa, de utilizar parte dos recursosem aquisições de empresas e marcas. A Hypermarcas comprou a Ceil, unidade da norte-americanaRevlon no Brasil, que detém as marcas Bozzano, Juvena, Camposdo Jordão e Aquamarine. O acordo totaliza 104 milhões dedólares em dinheiro. A empresa também adquiriu, por 60 milhões de reais, aBrasil Global e a NYLooks, empresas especializadas sobretudo emprodutos para cabelo. "Quando fizemos o IPO (abertura de capital), falamos que ameta era colocar 60 por cento dos recursos advindos do IPO paraaquisições e 40 por cento para lançamento e desenvolvimento denovas marcas", disse Bergamo à Reuters. "Desde então estamos fazendo aquisições... com foco emmedicamentos e higiene pessoal, que são as áreas queconsideramos com maior potencial de consolidação." A terceira operação realizada neste ano foi a compra deações da Farmasa, da área farmacêutica. Em 2007, uma das trêsaquisições feitas pela Hypermarcas também havia sido nessesegmento, com a DM Farmacêutica. A Hypermarcas atua em quatro segmentos: alimentos, higienee limpeza, higiene pessoal e beleza e medicamentos. INFLAÇÃO E JUROS Bergamo preferiu não dizer claramente se a Hypermarcaspretende realizar novas aquisições neste ano, mas ressaltou que"isso faz parte do nossa estratégia de crescimento... fomospara o IPO para isso". Segundo ele, a aceleração da inflação brasileira, quediminui o poder de compra do consumidor, e o aumento dos juros,que inibe a demanda, não preocupam a empresa. "Nossos produtos têm baixa elasticidade, não têm muitoimpacto de variação de renda. Além disso, eles são de usorotineiro e de preço baixo... Não vemos nada preocupante",afirmou. A Hypermarcas detém atualmente mais de 65 marcas, entreelas Assolan, Etti, Monange e Doril. (Reportagem de Vanessa Stelzer; Edição de AlexandreCaverni)

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.