Hyundai e BMC vão instalar fábrica de máquinas no RJ

As duas empresas investirão R$ 150 milhões na fábrica, que começará a produzir escavadeiras, retroescavadeiras e carregadeiras no fim de 2012 

Alexandre Rodrigues, da Agência Estado,

25 de julho de 2011 | 17h14

O presidente da Hyundai Heavy Industries, Jai Seong Lee, assinou nesta segunda-feira, 25, um protocolo de intenções com a Brasil Máquinas (BMC) para a construção de uma fábrica para produzir máquinas para a construção civil. A cerimônia foi realizada no Palácio Guanabara, na presença do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que ofereceu isenções fiscais para que o empreendimento seja erguido em Itatiaia, no sul fluminense. As duas empresas investirão R$ 150 milhões na fábrica, que começará a produzir escavadeiras, retroescavadeiras e carregadeiras no fim de 2012.

A sócia brasileira, BMC, terá 25% do capital da unidade e ainda formará uma outra empresa de comercialização com o grupo coreano na qual terá 45% de participação. Segundo Felipe Cavalieri, presidente da BMC, a intenção é destinar 60% da produção para o mercado interno e o restante para exportação para a América Latina.

Lee lembrou que a Hyundai Heavy Industries já investe no Brasil como sócia do estaleiro que a companhia OSX, do empresário Eike Batista, vai construir no Porto do Açu, no norte fluminense. Ele afirmou que a empresa busca oportunidades em outros setores no País, citando, entre eles, o mercado de equipamentos elétricos de grande porte, como transformadores. "O Brasil tem se destacado como um motor da economia mundial e queremos trazer o nosso portfólio para cá e crescer junto com o País", declarou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.