PUBLICIDADE

Publicidade

Iberdrola compra distribuidora Elektro por US$ 2,4 bilhões

Empresa era controlada pela norte-americana Ashmore Energy International (AEI) e atende a 223 municípios paulistas e cinco do Mato Grosso do Sul, totalizando 2,1 milhões de clientes

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A empresa de energia espanhola Iberdrola anunciou nesta quarta-feira a compra de 99,7 por cento da distribuidora brasileira de energia Elektro por 1,78 bilhão de euros (US$ 2,4 bilhões).

PUBLICIDADE

A Elektro era controlada pela norte-americana Ashmore Energy International (AEI) e atende a 223 municípios paulistas e cinco do Mato Grosso do Sul, totalizando 2,1 milhões de clientes. Segundo a própria companhia, a área corresponde a 11,5% da energia elétrica distribuída no Estado de São Paulo.

A Iberdrola espera que a compra da Elektro --sujeita à aprovações regulatórias, entre as quais o aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)-- seja concluída em até seis meses.

No Brasil, a Iberdrola integra o bloco de controle da Neoenergia, acionista majoritária das distribuidoras de energia Cosern, Celpe e Coelba, todas no Nordeste. A Neoenergia também possui ativos de geração e transmissão nas regiões Nordeste e Sudeste, além de atuar em comercialização de energia e novos negócios.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.