PUBLICIDADE

Importações chinesas de minério e cobre caem em dezembro

Já a demanda do país por carvão atingiu volume recorde, diz relatório oficial

Por Clarissa Mangueira e da Agência Estado
Atualização:

O apetite da China por minério de ferro, cobre e petróleo desacelerou no final do ano passado, enquanto a demanda do país por carvão atingiu volume recorde, segundo relatório da Administração Geral Alfandegária.

PUBLICIDADE

As importações da China de minério de ferro caíram 6,4% em dezembro, para 58,08 milhões de toneladas, em relação ao mesmo período do ano anterior, e declinaram 1,4% em 2010, para 618,64 milhões de toneladas, em comparação com 2009.

As importações de cobre refinado também diminuíram em dezembro, com quedas de 1,6% em comparação com novembro e de 6,5% em relação a igual período de 2009, para 228.609 toneladas. No ano passado, o maior consumidor de cobre do mundo importou 2,92 milhões de toneladas de cobre refinado, um declínio de 8,4% em comparação com o volume importado um ano antes.

"O declínio das importações de cobre em 2010 foi em parte devido à grande base numérica que tivemos em 2009, uma vez que as oportunidades de arbitragem lucrativas impulsionaram os players chineses a acumular uma enorme quantidade do metal", disse um analista, acrescentando que o Escritório de Reservas Estatais da China (SRB, na sigla em inglês) também formou um grande estoque.

A Administração Geral Alfandegária reportou também que as importações de petróleo caíram 1,9% em de dezembro, para 20,86 milhões de toneladas, o equivalente a 4,93 milhões de barris por dia, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Já as importações de carvão da China atingiram o nível recorde de 17,34 milhões de toneladas em dezembro, mais o crescimento dos embarques desacelerou para 6,14% no mês passado em relação a igual período do ano anterior, por causa da alta base de comparação de 2009 e do aumento dos preços regionais da matéria-prima.

As importações de carvão subiram 31% em 2010, para 164,83 milhões de toneladas, enquanto as exportações caíram 15%, para 19,03 milhões de toneladas, correspondendo a importações totais de 145,8 milhões de toneladas de carvão, de acordo com os dados da Administração Geral Alfandegária. As informações são da Dow Jones.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.