
30 de agosto de 2010 | 09h06
O Impostômetro - calculadora de impostos da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) - alcançará, na manhã desta segunda-feira, 30, por volta das 11h50, R$ 800 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros desde o primeiro dia do ano. Em 2009, este mesmo valor chegou somente no dia 8 de outubro, ou seja, com 39 dias de diferença. Em 2008, em 7 de outubro.
"Essa arrecadação tem duas fases: o lado positivo mostra que a economia está acelerada, mas ao invés de tantas despesas, o governo deveria ter mais investimentos. Esse é o anseio do povo brasileiro e a resposta é dos governantes", diz Alencar Burti, presidente da ACSP.
A previsão para este ano é que ocorra um novo recorde de arrecadação em comparação com o ano passado, que foi de R$ 1,09 trilhão.
Calcule eu imposto
Três "Calculadoras do Imposto" estarão instaladas em tendas no Pátio do Colégio, partir das 10 horas, a disposição da população para calcular quanto o cidadão vai pagar ao Fisco este ano, quanto de sua renda mensal fica comprometida com o pagamento dos impostos e quantos dias de trabalho são usados somente para pagar esses impostos. Se for funcionário da iniciativa privada, mostrará também o quanto a empresa paga de imposto só para empregá-lo.
Para garantir imprevisto com o susto do contribuinte, três medidores de pressão e três massagistas estarão em ação.
A calculadora do imposto é uma ferramenta personalizada para que o cidadão saiba quanto do imposto mostrado pelo Impostômetro impacta na sua renda pessoal. O usuário precisa informar se é funcionário da iniciativa privada ou funcionário público, autônomo formal ou informal. Deve também informar um valor de renda bruta mensal, o valor do seu patrimônio, o número de dependentes e os seus gastos mensais.
Encontrou algum erro? Entre em contato