Indiana JSW espera importar 10 mi de toneladas ou mais de minério de ferro

A JSW Steel, terceira maior fabricante de aço da Índia, disse que está planejando aumentar as importações de minério de ferro para 10 milhões de toneladas neste ano fiscal e que esse número poderia aumentar ainda mais se a escassez interna continuar e os preços internacionais ficarem baixos.

REUTERS

23 de setembro de 2014 | 07h24

Anteriormente, a empresa estava planejando importar 6 milhões de toneladas, mas um forte salto nos preços locais devido a recentes encerramentos de minas obrigou-a a considerar mais remessas.

Os preços do minério de ferro no mercado à vista global caíram 40 por cento este ano, para seus níveis mais baixos desde 2009, com mineradoras globais inundando o mercado com suprimentos de baixo custo.

A Índia, que era o terceiro maior exportador de minério de ferro antes de medidas contra a mineração ilegal nos últimos três anos terem cortado o abastecimento, poderia enfrentar uma escassez de 30 milhões de toneladas neste ano fiscal até 31 de março, disse o diretor administrativo da JSW, Seshagiri Rao, à Reuters.

A maior parte do déficit seria suprido por meio de importações da Austrália, Canadá, África do Sul e Brasil, disse.

"Os preços internacionais estão em mínimas de cinco anos, mas na Índia os preços estão subindo", disse Rao. "Está se tornando mais barato importar e também é de melhor qualidade. Vamos, naturalmente, aumentar ainda mais as importações se a situação não mudar."

(Reportagem de Krishna N Das)

Tudo o que sabemos sobre:
EMPRESASMINERIOCHINA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.