Publicidade

Índice de atividade industrial do Fed de Chicago cai a -0,58 em setembro

Um valor zero significa que a expansão econômica está em linha com as tendências históricas e leituras negativas sugerem crescimento abaixo da média

Por Danielle Chaves e da Agência Estado
Atualização:

O índice de atividade nacional do Federal Reserve de Chicago caiu para -0,58 em setembro, do dado revisado de -0,49 em agosto. Originalmente o índice de agosto havia sido calculado em -0,32. A média móvel mensal diminuiu para -0,33 em setembro. Um valor zero significa que a expansão econômica está em linha com as tendências históricas e leituras negativas sugerem crescimento abaixo da média.

PUBLICIDADE

Uma queda no dado sobre produção ofuscou a melhora nos índices para vendas, emprego, consumo e setor imobiliário. A categoria de produção recuou para -0,17 em setembro, de -0,02 em agosto.

O consumo e o setor imobiliário continuaram sendo os mais fracos dos quatro grandes setores acompanhados no índice de atividade industrial do Fed de Chicago, e subiram apenas marginalmente em setembro, para -0,39, de -0,40 em agosto. O indicador para emprego também mostrou melhora pequena, para -0,05, de -0,06.

As vendas, encomendas e estoques representaram a única categoria positiva no índice, subindo para 0,05 em setembro, de -0,01 em agosto.

O Fed de Chicago elaborou o índice de atividade nacional usando informações disponíveis até 21 de outubro, quando havia dados publicados sobre 52 das 85 medidas que entram no cálculo do indicador. Estimativas foram usadas para o restante. Entre essas medidas, 44 caíram em setembro, mais do que as 42 que se deterioraram em agosto.

As informações são da Dow Jones. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.