Índice de clima para o consumo na Alemanha cai em junho

Indicador veio abaixo das expectativas dos economistas, com preocupações com a crise de dívida soberana na Europa

Cynthia Decloedt, da Agência Estado,

26 de maio de 2010 | 09h55

O índice antecedente de clima para o consumo na Alemanha do grupo de pesquisa GFK caiu em junho para 3,5 pontos, de 3,7 pontos em maio e para abaixo da previsão dos economistas ouvidos pela Dow Jones de retração para 3,6 pontos. O dado de maio foi revisado em baixa de 3,8 pontos na leitura anterior. A piora no sentimento do consumidor reflete as preocupações com a crise de dívida soberana na zona do euro e com a estabilidade do euro.

Embora o índice geral de clima para o consumo refira-se ao mês seguinte, seus subíndices - expectativa econômica, expectativa de renda e propensão as compras - referem-se ao mês presente.

Os consumidores temem que a recuperação alemão esteja em risco e preveem alta da inflação, diz o grupo de pesquisa. Em maio, os três subíndices caíram. O subíndice de expectativa econômica despencou para 3,9 pontos, de 22,5 pontos em abril; o subíndice de renda cedeu para 23,7 pontos em maio, de 35,2 pontos em abril; o subíndice de propensão as compras cedeu para 18,1 pontos em maio, de 21,6 pontos em abril. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
AlemanhaconsumoíndicecriseEuropa

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.