PUBLICIDADE

Publicidade

Indústria de materiais de construção quer investir

Segundo pesquisa da Abramat, 81% dos empresários pretendem investir ao longo dos próximos 12 meses, no maior nível do ano

Foto do author Circe Bonatelli
Por Circe Bonatelli (Broadcast) e da Agência Estado
Atualização:

SÃO PAULO - O pacote de incentivos do governo elevou os planos de investimento por parte do setor de materiais de construção, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Dentre os empresários consultados, 81% disseram que pretendem investir ao longo dos próximos 12 meses. O nível é o maior do ano e está acima dos 67% registrados em agosto e dos 77% de setembro de 2011.

As expectativas positivas em relação às ações do governo para os próximos 12 meses também cresceram. Em setembro deste ano, 58% dos empresários afirmaram estar otimistas. Em agosto, eram apenas 36%, e em setembro de 2011, 54%. A sondagem também mostrou que 70% dos empresários consideraram as vendas boas ou muito boas em setembro, e 81% acreditam que o faturamento será bom ou muito bom no mês que vem. O nível de utilização da capacidade instalada da indústria de materiais subiu para 83% em setembro, ante 81% em agosto. Por outro lado, a atividade do setor ficou abaixo dos 86% registrados em setembro de 2011. De acordo com a Abramat, a melhora no setor reflete as ações do governo, como a prorrogação da desoneração do IPI de materiais de construção, além da inclusão de novos produtos na lista. "Recentemente, em reunião com o ministro Guido Mantega (Fazenda), expomos que prorrogar a desoneração do IPI seria aumentar a intenção de investimento pelos empresários. Ficamos felizes que isso tenha realmente acontecido", afirmou em nota Walter Cover, presidente da entidade.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.