IPCA 15 repetiu praticamente a expectativa do Focus, diz Meirelles

Segundo ele, o indicador, que mostrou aumento de 0,48% em abril, está consistente com as expectativas do BC para inflação no mês

Renata Veríssimo, da Agência Estado,

20 de abril de 2010 | 12h00

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou há pouco que o IPCA 15 de abril, divulgado hoje pelo IBGE, veio dentro da mediana de expectativas da pesquisa Focus, realizada pelo Banco Central com os analistas de mercado. Segundo ele, o indicador, que mostrou aumento de 0,48% em abril, está consistente com as expectativas do BC para inflação no mês.

 

Para Meirelles, que participa de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, o resultado de abril mostra uma queda da inflação em relação ao primeiro trimestre. Segundo ele os três primeiros meses do ano foram "bastante pressionados" por uma série de itens, de caráter pontual, e alguns itens de caráter mais geral. Meirelles lembrou que a projeção de inflação do Focus para 2010 é de 5,32%, enquanto que o relatório de inflação do BC prevê uma inflação, para este ano, de 5,2%, tanto no cenário de referência quanto no cenário de mercado.

 

Ele disse que para 2011, o Focus prevê uma inflação de 4,8%, enquanto que o Relatório de Inflação prevê um indicador de 4,9% no cenário de referência e de 4,4% no cenário de mercado. Meirelles lembrou, no entanto que essas estimativas são de 30 dias atrás e que o Comitê de Política Monetária (Copom) deve fazer novas previsões, na próxima reunião.

Tudo o que sabemos sobre:
MeirellesBanco CentralIPCA-15

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.