Publicidade

Itaú negocia compra de empresa de cartões do Fator e Unimed, dizem fontes

Itaú nega o negócio, mas admite que está negociando parceria com as empresas para emitir cartão de crédito co-branded, explorando a marca Unimed

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Banco Itaú negocia a compra de uma participação na administradora de cartões de crédito UBR, criada pelo Banco Fator e pela Unimed. As negociações começaram no final de 2010 e estão avançadas, apurou a Agência Estado com duas fontes próximas. Pelas negociações, o Itaú deve ficar com 35% da UBR.

PUBLICIDADE

A administradora foi criada no final de 2009 com objetivo de oferecer esse meio de pagamento para o setor de saúde. Pelo acordo feito na época, o Fator ficou com 50% da empresa e a Unimed com os outros 50%. Quem está vendendo a participação é o Banco Fator, que após a conclusão das negociações deve ficar com 15% da administradora. A Unimed permanece com os 50%.

Procurados pela Agência Estado, o Banco Fator disse que não comentaria o assunto. Em comunicado, o Itaú negou a compra, mas disse que está negociando com Unimed e Banco Fator uma parceria para passar a emitir cartão de crédito co-branded, explorando a marca Unimed.

A entrada do Itaú na sociedade foi a forma encontrada pelo banco, maior emissor de cartões no Brasil, com 25,7 milhões de plásticos, para oferecer essa modalidade ao setor de saúde. O segmento é praticamente inexplorado pelo setor de cartões, que apesar do crescimento anual de mais de 20% do mercado desde 2000, ainda não conseguiu entrar em consultórios, clínicas e hospitais. As credenciadoras Redecard e Cielo estão tentando cadastrar médicos, dentistas e clínicas. Alguns aderiram, mas a maioria do setor de saúde não aceita cartão de crédito.

A UBR foi a primeira iniciativa para tentar entrar nesse mercado. Só a Unimed tem 17 milhões de clientes, espalhados por vários Estados brasileiros e 109 mil médicos conveniados. A ideia é justamente oferecer cartões de crédito para esse público, que pode usar o plástico na rede credenciada e fora dela. Para isso, o Fator e a Unimed fizeram parceria com a bandeira americana MasterCard. No lançamento da empresa, em novembro de 2009, a meta desenhada para três anos era emitir 2 milhões de cartões. Para processar as transações, a UBR fechou acordo com a CSU CardSystem.

A Unimed é formada por 373 cooperativas médicas e está presente em 83% do território nacional. Segundo seu site, a empresa detém 37% do mercado nacional de planos de saúde. Dados da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) mostram que 45 milhões de brasileiros têm um plano de saúde.

Texto atualizado às 20h10

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.