Itaú projeta para 2011 alta de até 20% em crédito

O Itaú Unibanco mantém projeção de crescimento entre 16% e 20% em sua carteira de crédito total para 2011, mais fraco do que o aumento de 22% apurado em 2010, segundo o vice-presidente-executivo do Itaú Unibanco, Zeca Rudge. Para crédito de pessoa física, o executivo informou que a taxa de elevação deve ficar ainda na faixa de dois dígitos este ano, mas inferior ao aumento em torno de 18% do ano passado.

ALESSANDRA SARAIVA, Agencia Estado

28 de outubro de 2011 | 12h06

Embora os números de crescimento em 2011 se posicionem abaixo dos resultados de 2010, o executivo afirmou que o banco continua otimista com o mercado de crédito brasileiro, mesmo em um cenário de desaquecimento mais agudo da economia. Sobre o cenário de turbulência externa, Rudge avaliou que a economia norte-americana deve mostrar sinais de recuperação, o que pode amenizar os efeitos negativos da atual crise dos mercados internacionais.

Na análise do executivo, uma taxa de crescimento econômico no Brasil na faixa de 3% em 2011, como aposta atualmente o mercado financeiro, ainda pode ser considerada positiva. "Estamos muito otimistas com o crescimento que o País ainda vai ter. Foi criado um mercado interno muito importante nos últimos anos", afirmou, acrescentando que o crédito no País deve continuar a crescer na faixa dos dois dígitos este ano.

Rudge rebateu a possibilidade de bolha especulativa no atual mercado de crédito brasileiro. "Não vemos aparentemente nada que crie um cenário de preocupação", afirmou. Ele participou hoje do lançamento de novo programa de aluguel de bicicletas da prefeitura do Rio de Janeiro,feito em parceria com o banco.

No evento, o executivo também foi questionado sobre os rumores de que o Itaú Unibanco estaria interessado na compra de ativos do HSBC no País, em particular na financeira Losango. "Não temos nada a comentar ainda sobre este tema. Saiu esta notícia, mas foi desmentida. As pessoas se confundiram um pouco. Compramos a parte de varejo deles no Chile e as pessoas fizeram confusão. Mas não tem absolutamente nada", afirmou.

Tudo o que sabemos sobre:
Itaúcrédito

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.