24 de março de 2010 | 18h13
A JTEKT está presente no Brasil desde 1999, mas ficou conhecida por esse nome somente a partir de 2006 quando houve fusão da Koyo, sua antiga denominação, com a Toyoda. De acordo com a empresa, ela responde pela produção de 26% dos sistemas de direção no Brasil. A fábrica está se transferindo de Piraquara, também na região metropolitana de Curitiba, para São José dos Pinhais, onde ocupará uma área construída inicial de 16 mil metros quadrados. Mas já há previsão de aumento com a construção de um laboratório de engenharia e outras linhas de fabricação.
O potencial da fábrica é de 1,3 milhão de peças por ano. A direção da empresa espera que sejam fabricados aqui os sistemas de direção elétrica (EPS Steering System) capazes de atender todo o mercado brasileiro e latino. Atualmente, a empresa produz 8% do produto para carros com direção elétrica, 67% para hidráulica (HPS) e 25% para mecânica.
Presente em 25 países, com mais de 32 mil funcionários, a JTEKT tem se voltado para mercados emergentes. Atualmente, todas as caixas de direção elétrica são importadas do Japão e da Europa. O sistema de direção é um item de segurança do carro, transferindo o esforço feito no volante para as rodas, o que minimiza a força necessária.
Encontrou algum erro? Entre em contato