José Efromovich: o imigrante que construiu um império ao lado do irmão

Fundador do Grupo Synergy, que atua nas áreas de petróleo, aviação e produtos médicos, diz que planeja uma expansão gradativa da Avianca no Brasil, sem perder o foco no atendimento diferenciado

Letícia Bragaglia, do Economia & Negócios,

06 Junho 2011 | 09h13

Um episódio ocorrido no final dos anos 90 nos ajuda a entender como o boliviano naturalizado brasileiro José Efromovich conseguiu construir, ao lado do irmão, German, o Grupo Synergy, formado por empresas de diversos setores. Com um aguçado tino para os negócios, o filho de imigrantes judeus conseguiu enxergar em um calote uma excelente oportunidade de negócio.

"Na época atuávamos na área de petróleo em Macaé. Um cliente não conseguiu pagar a conta e ofereceu dois aviões em troca dos serviços. Começamos a usar as aeronaves para transportar nosso pessoal e amigos que pediam carona do Rio até lá. Percebi então que eu podia ganhar dinheiro com aquilo."

 


A empresa de táxi aéreo, batizada de Ocean Air, anos mais tarde setransformaria na Avianca, hoje a sexta maior companhia aérea do Brasilem participação de mercado. "Vamos investir US$ 1,5 bilhão até 2016.Para este ano esperamos um crescimento de 38% na demanda depassageiros," diz o empresário.


Engenheiro civil formado no Mackenzie, Efromovich conta que sua parceria nos negócios com o irmão, começou nos anos setenta, quando ainda cursavam a faculdade. "Para ganhar um dinheiro extra, começamos a dar aulas. O negócio cresceu e virou uma escola, uma espécie de supletivo que chegou a ter 2 mil alunos." Entre eles, estava o então metalúrgico Luís Inácio Lula da Silva. "Ele já era muito carismático e inteligente, já se destacava" lembra Efromovich, que acabou vendendo a escola para atuar na indústria de petróleo.

Veja a entrevista completa nos 3 vídeos anexados, nos quais o empresário fala também sobre gestão e liderança.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.