Lagarde elogia ação de BCs para dar liquidez ao sistema financeiro

Segundo a diretora-gerente do Fundo, medidas como esta costumam ser extremamente eficazes e bem recebidas pelo mercado

Ricardo Gozzi, da Agência Estado,

30 de novembro de 2011 | 18h43

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, elogiou nesta quarta-feira, 30, a ação coordenada de diversos bancos centrais para reduzir o custo dos acordos temporários de swap de liquidez em dólar, em uma ação de suporte ao sistema financeiro bem recebida pelos mercados.

"O FMI só pode receber uma notícia assim com satisfação", disse ela durante entrevista coletiva concedida no Banco do México. "Quando os banqueiros centrais adotam ações decisivas de maneira coordenada, elas normalmente são extremamente eficazes, bem recebidas pelo mercado e têm impacto imediato", declarou Lagarde.

Em resposta a uma pergunta feita durante a coletiva, Lagarde disse não ser da alçada de um organismo multilateral como o FMI participar de uma ação como a promovida hoje pelos bancos centrais de Estados Unidos, Europa, Canadá, Japão, Inglaterra e Suíça. "Não vejo razão para coordenarmos ações com bancos centrais. Não somos um banco central", declarou.

A diretora-gerente do FMI reiterou ainda que a entidade está pronta para ajudar países em dificuldade, mas não apenas dentro da zona do euro. Ela repetiu também que o Fundo não está negociando nenhuma espécie de empréstimo à Itália ou à Espanha.

A visita de Lagarde ao México faz parte de um giro pela América Latina que já a levou ao Peru. Amanhã ela estará no Brasil.

As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
bcsaçãomedidaliquidezlagardeelogio

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.