Líderes da UE se reúnem amanhã; Portugal debate plano fiscal

Oficialmente, o emprego, a economia e a mudança climática são os principais pontos da agenda do encontro

Suzi Katzumata, da Agência Estado,

24 de março de 2010 | 17h05

Nesta quinta-feira, 25, em Bruxelas, o Conselho Europeu - composto pelos chefes de governo dos países da União Europeia - inicia seu encontro de cúpula de dois dias em Bruxelas. Oficialmente, o emprego, a economia e a mudança climática são os principais pontos da agenda do encontro do Conselho Europeu, presidido por Herman Van Rompuy. Contudo, espera-se que o grupo discuta um plano de ajuda à endividada Grécia, que pode pedir um socorro ao FMI caso não obtenha o desejado apoio dos colegas europeus.

 

Ainda na quinta-feira, o Parlamento de Portugal debate o plano do governo para reduzir seu inchado déficit orçamentário. No início do mês, o governo português anunciou um plano para reduzir seu déficit para 2,8% do PIB em 2013, de um déficit de 9,3% registrado em 2009.

 

Nesta quarta-feira, a Fitch Ratings rebaixou os ratings de probabilidade de inadimplência do emissor (IDR, na sigla em inglês) de longo prazo em moeda estrangeira e local de Portugal para AA-, de AA, com perspectiva negativa, citando o "desempenho significativamente ruim do orçamento de Portugal em 2009". As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
União EuropeiaPortugal

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.