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Lojas Renner tenta restabelecer e-commerce após sofrer ciberataque

Companhia informou que todas as lojas físicas continuam funcionando e que seus principais bancos de dados estão preservados; loja, porém, não está recebendo o pagamento de faturas nem no auto atendimento, nem no caixa

Foto do author Elisa Calmon
Foto do author Talita Nascimento
Por Luisa Laval , Elisa Calmon e Talita Nascimento
Atualização:

Depois de sofrer um ataque cibernético em seu sistema na quinta-feira, 19, a Lojas Renner informou nesta sexta-feira, 20, que suas equipes continuam trabalhando para restabelecer o e-commerce. A ação dos hackers provocou indisponibilidade em parte dos sistemas e operação da rede. A empresa não especificou quais operações foram essas, mas o Estadão/Broadcast apurou que a loja não está recebendo o pagamento de faturas nem no auto atendimento, nem no caixa.

Site da Lojas Renner sofreu um ataque cibernético na quinta-feira, 19 Foto: Renner/ Reprodução

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Em fato relevante, a empresa disse que todas as lojas físicas continuam abertas e funcionando, que seus principais bancos de dados permanecem preservados e que em nenhum momento as lojas físicas tiveram suas atividades interrompidas. No entanto, a reportagem verificou que há lentidão e falhas nos sistemas dos caixas da rede. As compras com cartões de débito e crédito, porém, são realizadas sem problemas.

Ainda hoje, o Procon-SP disse que notificou formalmente a Renner pedindo explicações sobre o ataque cibernético que a empresa sofreu ontem. O órgão pede que a varejista informe quais bancos de dados foram atingidos, qual foi o nível de exposição, por qual período o site ficou indisponível e se houve vazamento de dados pessoais de clientes e de outras informações estratégicas até quarta-feira, 25.

A Renner, porém, diz que até o momento não teve conhecimento sobre qualquer notificação formal do Procon-SP.

Totem de autoatendimento para pagamento de carnê da Lojas Renner, no Shopping Anália Franco, na zona leste de São Paulo. Foto: Talita Nascimento/Estadão

A companhia afirmou ainda que faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança, e continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e sistemas. Não foram divulgados detalhes sobre mensagens ou pedidos de resgate dos hackers que teriam invadido o sistema da varejista.

Quanto ao problema no sistema de recebimento de faturas de cartões, a companhia preferiu não se manifestar.

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