Lucro da Dufry sobe 13% no terceiro trimestre do ano

A rede de lojas Dufry informou nesta segunda-feira, 04, um lucro líquido de 71,1 milhões de franco suíços (cerca de R$ 175,13 milhões) no terceiro trimestre deste ano, uma alta de 13% na comparação com o mesmo período do ano passado. O lucro atribuído aos acionistas da holding, no entanto, caiu 17,9%, para 44,1 milhões de francos. A receita total aumentou 20,6%, para 1,021 bilhão de francos.

Agencia Estado

04 de novembro de 2013 | 12h49

O desempenho da região América II, na qual estão Brasil e Bolívia e que representa 19% das vendas globais, não foi bom no terceiro trimestre. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) caiu 62%, para 14,8 milhões de francos. "A alta volatilidade do real ante o dólar no terceiro trimestre continuou impedindo novas melhoras na região", diz a companhia em comunicado.

A Dufry informa, porém, que a primeira fase do novo espaço na área de chegadas no terminal 2 do Aeroporto Internacional de São Paulo, inaugurada em agosto, "tem mostrado bons resultados, com crescimento de dois dígitos recentemente", sendo que os benefícios integrais devem começar a se materializar a partir do quatro trimestre.

Segundo a Dufry, a nova unidade na área de partidas do terminal 2 de Cumbica deve ser inaugurada no começo de 2014. Em setembro, a companhia anunciou um acordo com a Lojas Francas Brasil para criar uma joint venture no País, que vai ajudar na renovação das concessões brasileiras. Segundo a varejista, a Lojas Francas terá uma participação de 40% na nova empresa, mas também existe uma opção call/put por meio da qual a Lojas Francas tem o direito de vender e a Dufry o direito de comprar uma fatia de 20% na joint venture, até 31 de dezembro de 2014.

Além do contrato com o aeroporto de Cumbica para operar por dez anos um espaço no terminal 3, a Dufry também anunciou em setembro a renovação das suas concessões em Viracopos, Brasília e Natal, além da abertura de uma unidade em Goiânia. Os contratos permitirão que a empresa opere uma área total de vendas de 19.702 m?, quando os projetos de expansão desses aeroportos estiverem concluídos.

"Com esses acordos, a Dufry entra em uma nova fase no desenvolvimento do mercado brasileiro de varejo em viagens, fornecendo espaço para um aumento substancial nos gastos por passageiro e nas vendas gerais", diz a companhia em comunicado. A empresa quer expandir sua presença com lojas duty paid (que não são livres de tributos), "que não foram bem exploradas nos últimos anos e onde a Dufry prevê uma oportunidade extraordinária de expansão". Além das lojas Dufry, o grupo também vai introduzir seis unidades Hudson, em São Paulo, Brasília e Natal. Por volta das 12h15 (de Brasília) os BDRs da Dufry negociados na Bolsa de São Paulo caíam 0,77%.

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