Lucro da Heineken sobe 20% no 1º semestre e supera previsão

Resultado foi ajudado por um ganho extraordinário com a compra de dívida da inglesa Globe Pub Company

Marcílio Souza, da Agência Estado,

26 de agosto de 2009 | 09h30

A cervejaria holandesa Heineken, terceira maior do mundo em vendas, obteve lucro líquido de 489 milhões de euros (US$ 699 milhões) no primeiro semestre deste ano, 20% maior que o de 407 milhões de euros de igual período do ano passado. O resultado foi ajudado em parte por um ganho extraordinário relacionado à compra de dívida da Globe Pub Company, uma operadora de pubs do Reino Unido. A previsão média de quatro analistas consultados pela Dow Jones era de lucro líquido de 390 milhões de euros.

 

As vendas somaram 7,15 bilhões de euros no primeiro semestre do ano, 11,5% maiores que o volume de 6,41 bilhões de euros de igual período do ano passado, principalmente por causa da aquisição da Scottish and Newcastle e de aumentos de preços, que juntamente com corte de custos, ajudaram a compensar a queda de6,6% do volume vendido. Analistas previam receita 7 bilhões de euros.

 

O executivo-chefe do grupo, Jean-François van Boxmeer, disse em comunicado que espera que "contínua pressão" sobre os volumes da Heineken no segundo semestre "resultante do desemprego crescente e da renda disponível menor". Ainda assim, a cervejaria espera que a taxa de declínio do volume diminua até o final do ano.

 

A Heineken afirmou que continuará focada no corte de custos e na redução da dívida no segundo semestre. O grupo prevê que seu lucro líquido antes de itens excepcionais e amortização de marcas vai crescer um pouco menos que 10% em 2009. Essa medida, que é acompanhada de perto por analistas, ficou em 483 milhões de euros no primeiro semestre, 10,6% menor que os 540 milhões de euros obtidos em igual período do ano passado. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Heinekenlucrosemestre

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.