Lucro da JSW Steel cai 71% no 2º trimestre fiscal

O lucro líquido da indiana JSW Steel caiu 71% no segundo trimestre fiscal, para 1,27 bilhão de rupias (US$ 25 milhões), ante 4,45 bilhões de rupias no mesmo período do ano passado, à medida que a companhia não conseguiu operar a plena capacidade sua principal usina devido à escassez de minério de ferro e também por causa de uma perda cambial.

CLARISSA MANGUEIRA, Agencia Estado

21 de outubro de 2011 | 11h46

A siderúrgica foi afetada pela proibição na mineração de três distritos do Estado de Karnataka, que fornecem a maior parte do minério de ferro para sua usina de 10 milhões de toneladas na cidade de Vijaynagar. Desde que a proibição entrou em vigor, há dois meses, a JSW Steel depende de mandados judiciais para comprar minério de ferro que, segundo a companhia, não são suficientes para que a usina trabalhe com 100% de sua capacidade.

As vendas da JSW Steel aumentaram 33%, para 76,25 bilhões de rupias, de 57,13 bilhões de rupias, como resultado do aumento gradual da capacidade de produção durante os últimos meses.

A produção de aço bruto da JSW Steel subiu 11% de julho a setembro, para 1,74 milhão de toneladas.

Também devido à escassez do minério de ferro a JSW Steel cortou em 14%, para 7,5 milhões de toneladas sua previsão para a produção de aço no ano fiscal, que será encerrado em março de 2012. A empresa reduziu também a projeção em 13%, para 7,8 milhões de toneladas.

O executivo-chefe da JSW Steel, Seshagiri Rao, disse em entrevista coletiva que a companhia está operando a usina em Vijaynagar com capacidade variando de 50% a 60%. Segundo Rao afirmou ainda que a escassez de minério também provocou aumento de 1.500 rupias do custo da produção de aço no segundo trimestre fiscal, reduzindo a margem operacional em 2,5 pontos porcentuais em relação à margem de 17,5% no trimestre anterior. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
siderúrgicaJSW Steelresultado

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.