PUBLICIDADE

Publicidade

Lucro da Syngenta no 1º semestre sobe 14%

Por Gabriela Mello
Atualização:

A gigante suíça Syngenta anunciou hoje um lucro líquido de US$ 1,42 bilhão no primeiro semestre de 2011, 14% superior aos US$ 1,25 bilhão apurados no mesmo intervalo do ano anterior, mas abaixo do esperado pelo mercado. O faturamento também saltou 14% no período, para US$ 7,70 bilhões. O resultado foi beneficiado pela demanda de agricultores na Ásia e na Europa.A empresa revelou ainda que tem planos de aumentar os preços das sementes e dos fertilizantes em 2012, devido às pressões inflacionárias nos mercados emergentes e à firme demanda por parte dos produtores. "Depois de uma pressão nos últimos anos, os preços continuaram se estabilizando em 2010", disse John Ramsay, executivo-chefe de finanças da Syngenta. "Mas esperamos aumentos de preço no próximo ano, uma vez que a inflação nos mercados emergentes, que representam cerca de 50% das nossas vendas, é significativa".A alta dos alimentos - o indicador de preços da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) subiu 39% em junho ante igual mês de 2010 - encorajou os produtores a investir em novas sementes e fertilizantes, revertendo uma tendência de estagnação dos volumes e pressão sobre os preços.Tal cenário deve persistir diante do rápido crescimento da população mundial e da falta de terras aráveis. Isso encorajou a empresa a elevar em junho suas metas no médio prazo. A Syngenta agora pretende dobrar as vendas dos principais produtos de cerca de US$ 8,4 bilhões para US$ 17 bilhões. Com o valor das matérias-primas em alta, a companhia planeja agora ampliar os preços das sementes e dos fertilizantes para manter as despesas sob controle.Muitos dos ingredientes químicos da Syngenta dependem do petróleo, cujas cotações saltaram recentemente. Mas os esforços da empresa para aliviar a preocupação dos investidores sobre os custos de insumos basicamente não têm tido sucesso, o que limita o desempenho das ações. Apesar da melhora dos fundamentos, os papéis da Syngentha caíram 5,9% em 2010, e agora neste ano acumulam baixa de mais de 2%. Investidores temem que a pressão sobre os preços de seus produtos continue, em um setor no qual os principais clientes são conservadores e conscientes em termos de gastos. Concorrentes, como a Monsanto, a DuPont e a Bayer, enfrentaram problemas similares no passado. Mas muitas, como a Syngenta, recentemente começaram a elevar suas perspectivas, conforme a confiança dos agricultores para investir em novos produtos retorna.Para impulsionar o crescimento, Ramsay também revelou que a empresa continuaria buscando aquisições, mas disse ser difícil encontrar os candidatos certos. Mais fusões e parcerias são esperadas na indústria. "Estamos descobrindo que nossa posição na Ásia é muito forte", afirmou. Segundo o executivo, o crescimento composto de vendas na China foi de 20% nos últimos cinco anos. "Qualquer parceria ou aquisição teria de ser muito atraente, porque já estamos crescendo muito rápido", informou Ramsay. As informações são da Dow Jones.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.