Lucro líquido da Ambev cresce 5,4% no 2o tri

A Ambev teve lucro líquido de 1,93 bilhão de reais no segundo trimestre, alta de 5,4 por cento sobre o mesmo período do ano anterior, informou a empresa nesta terça-feira, acrescentando que pode rever investimentos no Brasil em 2012 após aumento de impostos sobre o setor.

Reuters

31 de julho de 2012 | 07h27

No acumulado de semestre, o lucro líquido somou 4,28 bilhões de reais, avanço de 9,1 por cento na comparação anual.

A receita líquida da Ambev cresceu 17,4 por cento no segundo trimestre, para 6,8 bilhões de reais. Na primeira metade do ano, esse dado totalizou de 14 bilhões de reais, alta de 13,6 por cento.

A venda total em volume avançou teve alta anual de 3,3 por cento no segundo trimestre, enquanto o custo de produtos vendidos por hectolitro passou de 55,8 reais no segundo trimestre de 2011 para 61,5 reais no trimestre passado, um aumento de 10,2 por cento.

Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) saltou 14,3 por cento, para 2,95 bilhões de reais, no segundo trimestre sobre um ano antes. A margem no período, porém, recuou, de 44,4 para 43,2 por cento.

"Com relação às nossas perspectivas para o Brasil, continuamos acreditando que o crescimento de volume no ano deverá ser maior do que no ano passado, e continuaremos buscando um maior equilíbrio entre preço e volumes do que o observado em 2011", afirmou a empresa no balanço.

A companhia informou ainda que "devido ao aumento nos impostos federais no Brasil a partir de outubro de 2012, a magnitude dos nossos investimentos no país em 2012, que estavam inicialmente planejados para ser de até 2,5 bilhões de reais, poderá ser revista".

Em maio, o governo reajustou os valores de cerveja, refrigerante, água e isotônicos sobre os quais incide a cobrança dos tributos federais PIS, Pasep, Cofins e IPI. Essa nova tabela entra em vigor a partir de 1o de outubro.

(Por Sérgio Spagnuolo)

Tudo o que sabemos sobre:
ALIMENTOSAMBEVRESULTS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.