Maria Helena assumirá presidência de comitê executivo da Iosco

Atual presidente da CVM assumirá o cargo em 21 de abril e seu mandato vai até 2012

Sabrina Valle, da Agência Estado,

18 de abril de 2011 | 09h44

A Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários (Iosco, na sigla em inglês), instituição que reúne os órgãos reguladores do mercado financeiro de todo o mundo, anunciou que a presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Brasil, Maria Helena Santana, foi indicada à presidência do comitê executivo do órgão.

Maria Helena assumirá o cargo em 21 de abril, ao fim da conferência da Iosco que acontecerá em Cape Town, na África do Sul. Seu mandato vai até 2012. Maria Helena substituirá a presidente da CVM da Nova Zelândia, Jane Diplock, na função.

O comitê executivo é eleito por membros da Iosco e é responsável por todas as decisões e ações necessárias para atingir os objetivos da organização.

Entre os assuntos que estão na pauta do órgão estão a supervisão de auditores e de agências classificadoras de risco, além de mudanças na regulação mundial para evitar o risco de crise sistêmica no mundo - um pedido feito à entidade pelos países que integram o G-20 após a crise internacional iniciada em 2008. A Iosco faz recomendações a seus países membros, que são filiados à entidade e seguem as suas orientações por iniciativa própria.

Tudo o que sabemos sobre:
Maria HelenaIosco

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.