PUBLICIDADE

Publicidade

Master Imobiliário premia a inovação na construção civil

 Em evento ontem em São Paulo, foram premiados projetos que apontam caminhos para o setor em relação à evolução do urbanismo

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SÃO PAULO - Soluções que vão além da construção de um edifício foram o destaque do Prêmio Master Imobiliário 2011, entregue ontem em São Paulo. O prêmio é promovido pelo Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP) em parceria com a Federação Internacional das Profissões Imobiliários (Fiabci), com apoio do ‘Estado’.

PUBLICIDADE

Os projetos das empresas vencedoras apresentaram ideias inovadoras de urbanismo, aproveitamento de materiais e treinamento de mão de obra. Entre as principais tendências notadas está a construção de empreendimentos multifunção, que unem escritórios, residências e comércio em um só local.

A vantagem desse tipo de proposta, segundo o diretor de incorporação da Odebrecht Realizações Imobiliárias, Cláudio Dall’Acqua, está na qualidade de vida proporcionada aos usuários. A empresa, que já desenvolveu empreendimentos de uso misto em mercados como Santos e Salvador, prepara projetos do gênero também para São Paulo e Belo Horizonte.

O empreendimento premiado do braço da Odebrecht é o iTower, erguido em Alphaville. Composto pelo Shopping Iguatemi, com 220 lojas, e por um edifício de escritórios de alto padrão, o empreendimento tem a vantagem de evitar deslocamentos das pessoas que trabalham no local. A praça de alimentação, por exemplo, permite que quem trabalhe ali almoce sem ter de usar o carro.

A empresa já inaugurou parte de um segundo projeto em Alphaville, dentro do mesmo conceito, incluindo também a parte residencial, chamado Alpha Square. "Já entregamos dois edifícios comerciais e um shopping com 72 lojas. Um prédio residencial já está pronto e devemos entregar mais três", diz Dall’Acqua.

Para João Crestana, presidente do Secovi-SP, a construção civil tem hoje a função de pensar soluções de urbanismo, especialmente em megacidades como São Paulo. "Esses projetos são uma forma de garantir que as pessoas possam trabalhar, morar e se divertir em um só local, reduzindo seu deslocamento."

Materiais

Publicidade

Outra inovação premiada no Master Imobiliário foi um projeto de redução de desperdícios de materiais em canteiro de obras da Tecnisa. Segundo Fábio Villas Boas, diretor executivo técnico da companhia, uma equipe foi criada para pensar em possibilidades de economia em todos os estágios de um empreendimento. O objetivo é gerar pelo menos R$ 2,5 milhões em economia por ano.

No entanto, o executivo afirma que as saídas encontradas pela Tecnisa superaram esse patamar - nos últimos três anos, foram R$ 10 milhões em economia com soluções relativamente simples. Villas Boas explica que, antes, era o próprio pedreiro que determinava a colocação do azulejo. Agora, diz, o desenho das paredes passou a ser determinado previamente por arquitetos e engenheiros.

Vendas. Na área de marketing, foi premiado o edifício residencial Concept, de Manaus, da Patrimônio Empreendimentos Imobiliários. O projeto, que parecia fadado ao fracasso, deu a volta por cima com uma estratégia de vendas bem pensada. Por conta do declive do terreno, a empresa foi obrigada a eliminar duas torres do empreendimento. Com isso, a proposta de valor foi reposicionada - o foco passou da classe B para a classe A.

Para diferenciar o Concept dos demais projetos de Manaus, a empresa apostou numa proposta de luxo. "Patrocinamos a Casa Cor Manaus e investimos em tecnologia, como acesso biométrico e a automatização de ambientes", diz Henrique Manzari, diretor de marketing da Patrimônio, braço do Grupo Hiroshima. Com a estratégia promocional, o valor geral de venda (VGV) do empreendimento, inicialmente calculado em R$ 130 milhões, atingiu R$ 165 milhões.OS VENCEDORESCategoria EmpreendimentosComercial/RetrofitRio Branco 115, Rio de Janeiro,da BNCORPComercial/Mixed UseiTower, São Paulo, da OdebrechtLoteamento/Soluções UrbanísticasEspaço Cerâmica, São Caetanodo Sul (SP), da Sobloco ConstrutoraResidencialCondomínio West Whales, SãoSebastião (SP), da G. D8 ConstruçãoShopping CenterMais Shopping Largo 13, São Paulo,da Real Estate PartnersResidencialFascination Penthouses, São Paulo(SP), da Tishman Speyer,Brookfield, Publicidade Archote eFernandez MeraCategoria ProfissionaisComercializaçãoAlphaville Residencial 1, Brasília,da Alphaville UrbanismoMarketingUrban Pacaembu Living and Office, São Paulo, da Brookfield e Publicidade ArchoteComercialização DF Century Plaza, Águas Claras(DF), da Brookfield, Mirante eMGarzon EugenioMarketingLozandes Corporate Design, Goiânia, da Construtora Queiroz SilveiraOportunidade EstratégicaMood, São Paulo (SP), da CyrelaResponsabilidade SocialConstruindo Pessoas / Construindo Profissionais, São Paulo (SP), da CyrelaPreservação doMeio AmbienteMuseu Aberto, São Paulo, da Levisky Arquitetos AssociadosMarketingConcept, Manaus (AM), da Patrimônio Construções e Urbis Empreendimentos ImobiliáriosMarketingRossi no Big Brother Brasil 2011,Rio de Janeiro (RJ), da RossiSoluções TécnicasDepartamento de Projetos para Produção, São Paulo (SP), da TecnisaResponsabilidade SocialMestres de Obra, São Paulo (SP),da Toledo Ferrari Construtora, da Helbor e da SetinHors ConcoursConjunto da obraConstrutora Adolpho Lindenberg,São Paulo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.