Dida Sampaio/AE
Dida Sampaio/AE

Meirelles encontra Lula nesta terça para definir futuro político

Expectativa é de que presidente do BC saia como candidato ao Senado para posteriormente tentar se lançar a vice na chapa de Dilma 

Fernando Nakagawa e Denise Chrispim Marin, da Agência Estado,

30 de março de 2010 | 08h05

Está marcado para as 15 horas o encontro do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para definir o seu futuro político. A expectativa é de que Meirelles saia como candidato ao Senado por Goiás para posteriormente tentar se lançar candidato a vice na chapa da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil.

 

Na segunda-feira à noite, ao ser questionado sobre o destino de Meirelles, o presidente Lula disse que a pergunta deveria ser feita ao presidente do BC. Ao ser lembrado de que esta terça seria o último prazo para Meirelles tomar uma decisão, Lula respondeu: "Tem muito tempo ainda, meu filho. Para mim, 24 horas é um tempo infinito."

 

O prazo legal para desincompatibilização de cargos públicos de eventuais candidatos à eleição é 3 de abril. Mas os ministros que serão candidatos nas próximas eleições deverão deixar os cargos no dia 31 de março.

 

Lula já teria até mesmo definido as diretrizes que balizarão a esperada sucessão de Meirelles, segundo informou um ministro de Estado à Reuters. Segundo a fonte, esses critérios reforçam a possibilidade de o escolhido ser o diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do BC, Alexandre Tombini. O primeiro critério determinado por Lula é dar um recado ao mercado de que o governo não mudará a atual política econômica.

(com Reuters)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.