Melhores cafés da safra 2010 chegam ao varejo

Os melhores cafés paulistas da safra 2010 estão à disposição dos consumidores a partir de hoje. O lançamento ocorreu nesta tarde na loja Speciale do Makro Atacadista do Butantã, na zona oeste de São Paulo. Pela manhã, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, um evento com a presença do governador Alberto Goldman marcou o início da distribuição do produto para supermercados, cafeteria e lojas gourmet da capital e do interior.

TOMAS OKUDA, Agencia Estado

13 de dezembro de 2010 | 17h13

"Antigamente, para beber um café de qualidade, era preciso viajar para a Itália ou a França. São Paulo mostra que hoje é possível fazer isso aqui, sem sair do Brasil". Mais: "a qualidade favorece o preço, garantindo mais rentabilidade para o produtor, ou seja, mais riqueza para o campo", afirmou o governador Goldman.

O gerente de Compras de Café e Açúcar do Makro Atacadista, Marco Antônio Lara, disse que a iniciativa de lançamento em uma loja da rede é uma oportunidade "para melhorar o sortimento de cafés, atendendo principalmente as classes A e B". O Makro tem oito lojas Speciale no Estado de São Paulo e uma no Rio de Janeiro.

O diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz, informou que a dúvida de leigos, que questionavam se os melhores cafés brasileiros eram todos exportados, "agora é página virada". "Os cafés consumidos no Brasil são iguais, ou até melhores, do que em qualquer parte do mundo", afirmou.

Ele comentou, ainda, que duas regiões paulistas mostram aptidão para a produção de café de alta qualidade: São Sebastião da Grama, na Mogiana, que sempre teve finalistas nas oito edições dos concursos de qualidade do Estado, e Piraju, no sudoeste, que este ano venceu em todas as categorias (cafés naturais, cereja descascado e microlote).

Tudo o que sabemos sobre:
cafésafraconsumidorMakroAbic

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.