Mercado de TV por assinatura cresce 12,7% no 1º semestre

Apenas em junho, foram incorporados à base 217 mil clientes, avanço de 2,6% sobre maio, diz Anatel

Karla Mendes, da Agência Estado,

26 de julho de 2010 | 15h51

O mercado de TV por assinatura obteve crescimento de 12,7% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2009, alcançando 8,43 milhões assinantes. Só em junho, foram incorporados à base 217,3 mil clientes, um avanço de 2,6% em relação a maio, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os serviços prestados usando a tecnologia DTH (satélite) foram os que representaram maior crescimento: 4,8% na comparação com maio. O número de assinantes de TV a cabo cresceu 1,3% em junho, ficando abaixo da média do setor (2,6%). As prestadoras de MMDS (micro-ondas), por sua vez, perderam 0,2% de sua base de assinantes no mesmo período.

No semestre, o DTH também foi destaque, passando de 37,4% de participação de mercado em janeiro para 41,5% em junho. Na contramão, as operadoras de TV a cabo reduziram sua fatia de mercado de 57,9% para 54,5%.

Ao fazer a análise do desempenho do mercado de TV paga por regiões, a região Norte foi onde o segmento de TV paga mais avançou. Segundo a Anatel, o crescimento foi de 60,2% em junho, na comparação com o mesmo mês de 2009. A região Sul foi a que obteve menor crescimento (17,8%).

Tudo o que sabemos sobre:
TV a caboAnatelassinantesDTH

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.