Mineradoras veem o fim do 'benchmark' para o minério de ferro

O preço de referência para o mercado de minério de ferro este ano abaixo dos preços do mercado "spot" é "inaceitável", disse a mineradora Rio Tino nesta sexta-feira, enquanto a rival BHP Billiton considera que o tradicional sistema "benchmark" está acabando.

HYMEYRA PAMUK, REUTERS

08 de maio de 2009 | 12h11

Os comentários da BHP e da Rio Tinto foram feitos um dia após a Vale, defensora do sistema "benchmark", admitir que está preparada para adotar mais flexibilidade no método de preços para vender o minério de ferro.

Siderúrgias e as principais mineradoras --Vale, BHP Billiton e Rio Tinto-- estão empacadas nas costumeiras e prolongadas conversações anuais para fixar um preço para o minério de ferro.

Com a demanda caindo, siderúrgicas querem um corte de 40 a 60 por cento no preço, mas as três mineradoras, que controlam dois terços da produção anual de 800 milhões de toneladas de minério de ferro, estão brigando por uma redução menor.

"Alguns consumidores sugeriram um preço para este ano abaixo dos níveis do mercado à vista, o que é inaceitável para nós", disse o porta-voz da Rio Tinto à Reuters por email.

No início deste ano, Shan Shanghua, secretário-geral da Associação de Ferro e Aço da China (CISA), disse que os chineses, conduzidos por negociações da Baosteel, poderiam estar prontos para receber um preço abaixo do mercado à vista, o que significaria um corte de mais de 30 por cento.

Os preços no mercado à vista da Índia continuam estáveis nesta semana, em torno de 45 a 46 dólares por tonelada FOB, em meio à diminuição do interesse chinês.

As negociações anuais continuam, mas mineradoras admitiram que o sistema de preços "benchmark" está acabando em meio ao surgimento dos contratos de swap, um crescente mercado à vista e mecanismos de preços baseados em índices.

"A indústria está bem no caminho para uma mudança de um mecanismo de preços fixos, representado pelo sistema 'benchmark', para um mercado de commodities completamente desenvolvido", disse Ian Ashby, presidente da divisão de minério de ferro, durante reunião fechada nesta semana.

À medida que os preços de aço e minério de ferro têm se tornado tremendamente voláteis nos últimos anos, os participantes do mercado têm procurado mecanismos de preços alternativos.

(Reportagem de Humeyra Pamuk)

Tudo o que sabemos sobre:
COMMODSMINERADORASBENCHMARK*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.