Ministro grego considera improvável um acordo sobre cortes de gastos hoje

Segundo o ministro de Finanças da Grécia, permanece a divergência sobre o volume de cortes que serão exigidos pelos credores, entre 2 bilhões e 2,5 bilhões de euros

Danielle Chaves, da Agência Estado,

20 de setembro de 2012 | 10h37

ATENAS - O ministro de Finanças da Grécia, Yannis Stournaras, afirmou que vai demorar mais alguns dias para que o governo e uma equipe da troica - União Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE) - concluam um pacote multibilionário de cortes de gastos que Atenas precisa adotar para cumprir as promessas feitas aos credores internacionais.

Após uma reunião com o primeiro-ministro, Antonis Samaras, o ministro foi perguntado sobre a possibilidade de o pacote de austeridade ficar pronto nesta quinta-feira. "Não sei, isso provavelmente vai levar mais alguns dias", respondeu. Stournaras confirmou que o governo e a troica reduziram as divergências, mas entre 2 bilhões de euros e 2,5 bilhões de euros em cortes permanecem sem solução.

Mais tarde hoje Samaras deverá se reunir com dois parceiros da coalizão de governo para discutir mais medidas, mas os três líderes políticos dificilmente chegarão a um acordo e deverão se encontrar novamente no domingo para alcançar um plano final. Ontem Stournaras disse que a Grécia não tem muito mais tempo e que ele espera que um acordo seja selado até domingo.

Uma equipe da troica está em Atenas avaliando as reformas implementadas pelo governo para dizer se o país poderá receber a próxima parcela do segundo pacote internacional de resgate, de 31,5 bilhões de euros. Um dos principais pontos avaliados é a implementação de mais 13,5 bilhões de euros em cortes no orçamento em 2013 e 2014, para que os gregos atinjam as metas de redução do déficit. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Gréciacriseresgate

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.