Momento para aperto monetário nos EUA está se aproximando, diz ex-Fed

Para Paul Volcker, BC dos EUA terá de monitorar de perto a situação e agir preventivamente antes de as pressões inflacionárias aumentarem 

Cynthia Decloedt, da Agência Estado,

30 de maio de 2011 | 11h58

O Fed pode em breve ser forçado a dar início ao processo de aperto monetário diante do aumento das pressões inflacionárias, disse o ex-presidente do Fed, Paul Volcker. "Diria que esse momento está se aproximando", afirmou Volcker em conferência em Madri. "Com o considerável déficit orçamentário que temos e o juro zero, não podemos ter esta situação para sempre sem problemas inflacionários", disse.

Volcker afirmou acreditar que a inflação nos EUA - com a taxa para o núcleo pouco abaixo de 2% - está atualmente sob controle. Destacando as pressões de baixa nos salários causadas pela elevada taxa de desemprego, Volcker acrescentou ser pouco provável que o país experimente um descontrole de preços no curto prazo.

Ainda assim, disse ele, o Fed terá de monitorar de perto a situação e agir preventivamente antes de as pressões inflacionárias aumentarem. "É um teste real para o banco central ou para a política fiscal no momento", observou. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Fedaperto monetárioEUAVolcker

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.