PUBLICIDADE

Moody’s põe em revisão nota da Espanha para possível rebaixamento

Agência de classificação de risco citou a vulnerabilidade ampliada das finanças do governo espanhol ao estresse do mercado e o aumento do risco para os detentores de títulos

Por Hélio Barboza e da Agência Estado
Atualização:

A agência de classificação de risco Moody's colocou em revisão para possível rebaixamento as notas (ratings) Aa2 da Espanha. A Moody's citou a vulnerabilidade ampliada das finanças do governo espanhol ao estresse do mercado e o aumento do risco para os detentores de títulos, devido ao precedente criado pela ação da zona do euro para ajudar a Grécia.

PUBLICIDADE

A Moody's avisou que um eventual rebaixamento nos ratings da Espanha será limitado a uma nota e disse que a revisão negativa segue ação similar em relação à Itália, no mês passado. Um executivo da agência comentou que a Espanha se vê diante da elevação do risco de contágio, uma vez que a crise da dívida pode fazer os custos de financiamento continuarem subindo.

"Os custos de financiamento vêm aumentando há algum tempo para o governo espanhol e para muitos emissores de dívida estreitamente relacionados, como os bancos domésticos e os governos regionais", disse a Moody's. A agência acrescentou que essas pressões devem ter se intensificado após o anúncio do pacote de socorro para a Grécia.

Num comunicado, a agência disse que viu "positivamente" o fato de o governo espanhol ter atingido as metas de consolidação fiscal de curto prazo, mas realçou os desafios colocados pelo crescimento econômico fraco e pela deterioração fiscal em partes de seus governos locais e regionais.

Também nesta sexta-feira, a Moody's rebaixou em uma nota os ratings das dívidas de longo prazo de seis regiões espanholas e colocou sob revisão negativa os de outras sete autoridades locais. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.