Publicidade

Moody's rebaixa rating da Toyota para o nível mais baixo da história

Para agência de risco, recall da montadora levantou questões sobre sua lucratividade até 2012 no mínimo

Por Clarissa Mangueira e da Agência Estado
Atualização:

A agência de classificação de risco Moody's cortou o rating para a dívida de longo prazo da Toyota Motor de Aa1 para Aa2 - o nível mais baixo na história da companhia -, dizendo que o recall da montadora levantou questões sobre sua lucratividade até 2012 no mínimo.

 

PUBLICIDADE

O corte era amplamente esperado no final da revisão iniciada em fevereiro, depois que a maior montadora do mundo em vendas promoveu um recall de nove milhões de automóveis para consertar problemas relacionados aos seus pedais de aceleração e sistemas de freios.

 

Embora o rebaixamento da classificação vá aumentar os custos de financiamento da companhia, o corte ainda deixa a dívida da Toyota muito mais bem avaliada do que a de suas competidoras no setor.

 

Mas o rebaixamento foi um lembrete incômodo para a montadora, que embora seus recentes descontos tenham impulsionado as vendas para clientes que procuravam por pechinchas, os custos antecipados do recall de US$ 2 bilhões - mais a possibilidade de um processo judicial - vão apertar os rendimentos da companhia, uma vez que a indústria automotiva global ainda caminha lentamente para uma recuperação um tanto frágil. As informações são da Dow Jones.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.