Moody’s rebaixa rating de dez bancos públicos na Alemanha

A Agência de avaliação de risco explica que a mudança de classificação dos bancos não está relacionada com a crise da dívida soberana em andamento na zona do euro

Renan Carreira, da Agência Estado,

17 de novembro de 2011 | 16h33

A Moody's Investors Service rebaixou nesta quarta-feira os ratings (classificação de risco) da dívida sênior e de depósito de dez bancos públicos da Alemanha (Landesbanken). Além disso, reafirmou o rating de uma instituição bancária e ampliou a revisão de outra após alterar suas estimativas sobre o quanto de ajuda do governo os bancos receberiam, se necessário.

A Agência explica que a mudança de ratings não está relacionada com a crise da dívida soberana em andamento na zona do euro. "Esta ação de rating não é para ser vista no contexto de tudo o que está ocorrendo na zona do euro", afirmou Carola Schuler, diretor executivo da equipe bancária da Moody'sSchuler.

Baseados nos atuais cenários da Moody's, os 12 bancos revisados podem lidar com potenciais problemas da dívida que desafiam o setor bancário da região, disse.

Schuler afirmou que as ações de rating ocorreram apenas por causa de normas aprovadas na Alemanha este ano, que reduziram a probabilidade de os bancos receberem ajuda externa caso precisem, e também por restrições estabelecidas pela Comissão Europeia.

Apesar de uma menor estimativa de ajuda, que levou a dez rebaixamentos entre o grupo de 12 bancos revisados, a Moody's afirmou que todas as instituições bancárias provavelmente ainda teriam apoio, se necessário.

A Moody's confirmou o rating do Landesbank Berlin AG e rebaixou em um nível o do DekaBank Deutsche Girozentrale. Três bancos - Landesbank Hessen-Thueringen GZ, Landesbank Saar e HSH Nordbank AG - foram rebaixados em dois níveis.

HSH Nordbank disse em um comunicado que a Moody's não conseguiu reconhecer o progresso do banco em diminuir seu tamanho, reorganizar sua gestão de risco, melhorar seu índice de capital e a rentabilidade em suas operações bancárias centrais.

Bayerische Landesbank, Deutsche Hypothekenbank AG, Landesbank Baden-Wuerttemberg, Norddeutsche Landesbank GZ, Norddeutsche Landesbank Luxembourg S.A. e Bremer Landesbank Kreditanstalt Oldenburg GZ foram rebaixados em três níveis. A revisão sobre o WestLB AG foi estendida.

As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.